quarta-feira, 27 de abril de 2011

TEORIA DO CAOS



Símbolo da teoria do caos

O que seria a teoria do caos!? o que seria o efeito borboleta!? Foram estes questionamentos que me vieram à cabeça, após assistir há alguns anos atrás o filme "Efeito Borboleta". E em seguida vi uma entrevista bem interessante com o Dr. Ivan Guerrini. "Físico, mestre em Energia Nuclear, Doutor em Física de solos, Fractais e complexidade em Física Aplicada na Universidade de Nebraska, EUA. Professor Titular da UNESP, Botucatu. Trabalha atualmente com Caos, complexidade e Transdisciplinaridade em Saúde, Educação e também com divulgação Científica." O cara, não é pouca coisa não (...) O vi falando sobre o assunto em um programa de televisão, quando eu pesquisava à respeito do assunto após assistir o filme.
A teoria do caos estabelece que uma pequena mudança ocorrida no início de um evento qualquer podendo ter consequências desconhecidas no futuro. Isto é, se você realiza uma ação neste exato momento, essa terá um resultado amanhã emobra desconhecido. A expressão efeito borboleta que já foi tema de filme é usada para denominar um fenômeno no qual uma borboleta batendo suas asas na muralha da china pode provocar uma tempestade em Nova York, parece brincadeira mas não é. Fenômenos em que um pequeno fator provoca grandes transformações são mais comuns do que se pensa. filha da cibernética a teoria da informação , a teoria do caos surgiu na década de 60 com as elaborações do matemático Benoit Mandelbrot a respeito do tempo metereológico, mas ganhou destaque no início dos anos 80 com um grupo de alunos da universidade de santa helene (EUA) que se auto- dominaram coletivo de sistemas dinâmicos.
Em termos filosóficos , a teoria do caos nos da uma interessantes perspectiva à respeito do destino. O destino existe ? Essa questão tem inquietado pensadores desde da origem da humanidade. A ciência clássica, com seu determinismo, dava abertura para aceitação do destino.
A teoria do caos tem influenciado os mais diversos campos de conhecimento. Na área da comunicação, essa teoria tem sido usada para escrever filmes programas televisivos e até histórias em quadrinhos que apresentam características caóticas. a teoria do caos também tem sido para explicar por que as novas gerações tem uma capacidade maior de captação de informação. A medida em que o mundo e as comunicações se tornam complexos, caóticos, nossa mente se expande para acompanhar esse desenvolvimento. Por outro lado, o aumento da capacidade de captar informações faz com que surjam cada vez mais obras inspiradas na teoria do caos, tais como filmes como cidade de deus, Matrix e nos quadrinhos de watchmen

Um comentário:

kaio de melo disse...

MUITO BOM
ISTO ME AJUDOU BASTANTE